Energia solar térmica: Uma energia limpa, renovável e em expansão

Sistema Circulação Forçada

O sistema solar por circulação forçada é composto por um conjunto de equipamentos, especificamente painéis solares, depósitos, grupo de circulação, central de controlo, entre outros. Estes sistemas são ideais para aplicações individuais e coletivas, tais como: habitação (unifamiliar, edifícios coletivos), serviços (lares, restaurantes, hotéis, etc.) e indústria.

Sistema Termossifão

O sistema Termossifão é composto por painéis solares planos e depósitos de água que se encontram na parte superior dos painéis. É a solução mais económica, de fácil instalação e ideal para espaços reduzidos. Estes sistemas por termossifão são normalmente destinados a moradias unifamiliares.

Os sistemas solares por Termossifão são a solução adequada para uma instalação rápida, simples e económica de aquecimento de água quente. Basta ligar a água de rede ao depósito e levar a água quente do depósito aos pontos de consumo para aproveitar a energia solar.

Painéis Solares de Tubos de Vácuo

Os tubos de vácuo pertencem à mais recente gama de produtos solares, destacando-se das restantes soluções pela elevada temperatura atingida pelo fluido de trabalho, com eficiência bastante superior aos painéis solares tradicionais, agora com os melhores preços. Painéis solares tubos de vácuo são constituídos por um coletor de cobre inserido numa peça única de lã de vidro prensada dentro de uma estrutura de proteção em alumínio, afim de conservar o calor.
O sistema completo consiste num tubo de vidro de parede dupla com vácuo entre elas, de um tubo de cobre e um tubo de calor que está instalado dentro do tubo de vidro. O cobre conduz calor que absorveu dentro do tubo de vácuo até sua ponta (câmara de irradiação), que é ligada ao cabeçote, onde percorre a água a ser aquecida. O calor é transferido para a água resfriando o vapor, ocorre a condensação interna, fazendo com que este vapor retorne para a base na forma líquida, reiniciando o ciclo.